Projeto:"QUECOSÔ, ONCOTÔ, ONCOVÔ" Goiás Singulares no Plural


O QUÊ QUE É

Embalada pelo ritmo da música e poesia de Juraildes da Cruz, e pelo texto da doutora em história Miriam Bianca do Amaral Ribeiro (UFG), a comédia “Quecosô, Oncotô, Oncovô” aborda a diversidade cultural e a formação histórica do Estado de Goiás.
Um grupo de artistas populares, em crise de identidade, parte em uma viagem pela história de Goiás em busca de respostas para o “Quecosô?”, o “Oncotô?” e o “Oncovô?”. Índios, mineradores, colonizadores, escravos negros, tropeiros, jagunços, peões, coronéis, ditadores, imigrantes, estudantes, entre tantos, são personagens que os ajudam a redescobrir “o que são, onde estão e para onde vão”.

Objetivos


Promover e resgatar a cultura e a história nos seus diversos aspectos: político, estético, emocional, afetivos, contraditório, dentre outros.

Específicos

Contar a história da formação do estado de Goias;
Propiciar vivência estética por meio do espetáculo teatral;
Difundir aspectos da cultura popular de Goiás, como as fiandeiras e os grupos de folia;
Questionar sobre o processo que gera nossa realidade hoje.

DEDO DE PROSA COM A AUTORA

Quanto mais compreendemos os processos históricos, as contradições e confrontos que constituíram o lugar onde vivemos, melhores condições temos de nos situarmos nele. Assim, pensar, através do teatro e da música, sobre quem somos, que lugar é esse, que tempo vivemos contribui para realizar aquele antigo projeto dos educadores: formar sujeitos capazes de pensar criticamente o mundo, se posicionar e dele participar. Para isso, percorremos toda a trajetória da ocupação humana na terra dos guayazes, dos antecedentes da colonização aos dias de hoje, sem que isso signifique uma descrição de fatos, nomes e datas, e sim, a combinação humor e análise histórica desta terra que nos acolhe.”
                                                           Profa Dra Míriam Bianca do Amaral Ribeiro
FICHA TÉCNICA

Texto: Miriam Bianca Amaral
Direção: Thiago Santana
Elenco:   Jéssika Hannder
Luciano Di Freitas
Ludmyla Marques
Thiago Santana
Elenco de Apoio: Cristiano Gonçalves Dias e André Moura
Músicas: Juraildes da Cruz
Preparação Musical: Noel de Carvalho
Cenário e bonecos: Thiago Santana
Figurinos: Teatro Destinatário
Iluminação: Jaine Jehniffer
Maquiagem: Thiago Santana
Fotos: Gustavo Lenza e Lorena Morais
Colaboração: Elis Oliveira (confecção de bonecos), Luiz Davi Vieira Gonçalves (preparação de atores).


PROPOSTA PEDAGÓGICA

O espetáculo “Quecosô, Oncotô, Oncovô – Goiás: singulares no plural” integra o projeto pedagógico do Teatro Destinatário que objetiva informar e gerar pensamento crítico em torno dos temas levados aos palcos e ambientes escolares.
O projeto é executado em três fases, articuladas junto à coordenação/ direção das escolas envolvidas, são elas:

1.    Na escola – visita e bate papo com a autora Profa. Dra. Miriam Bianca do Amaral, os alunos e professores;
2.    No teatro ou na escola – apreciação do espetáculo;
3.    Na escola – aplicação do material pedagógico elaborado pela autora;


CURRÍCULO DO GRUPO

O Teatro Destinatário vem desde 2011 “destinando” aos diversos públicos, através da linguagem teatral, possibilidades de experimentações artísticas, contribuindo desta forma com a sensibilização e formação de público no Estado de Goiás. Nesses dois anos o grupo desenvolveu trabalhos voltados para eventos empresariais, coorporativos, SIPAT’s, contações de histórias, trabalhos voluntários em hospitais, abrigos e intervenções em espaços públicos, atendendo aproximadamente 4.000 pessoas.
O repertório conta com 10 produções, entre cenas curtas, performances e espetáculos, que atendem o público em geral. Entre elas estão as propostas pedagógicas, com o espetáculo “Acaso em Cores – Dom Quixote”, que atendeu mais de 3300 crianças e adolescentes na última temporada e “Quecosô, Oncotô, Oncovô – Goiás: singulares no plural.” que iniciou sua temporada em março de 2013, nas comemorações do aniversário de dois anos do grupo.

Os integrantes do grupo são atores com capacitação técnica e superior para a produção artística. São eles Jéssika Hannder, Luciano Di Freitas, Ludmyla Marques, Cristiano Gonçalves, Susanna Gabriella, Rhaissa Morbeck e Thiago Santana, e desenvolvem pesquisas em diversas linguagens artísticas como artes circenses, música, dança, opções estéticas do espetáculo, literatura, contação de histórias, artes visuais, bonecos e formas animadas.


MATÉRIAS SOBRE O ESPETÁCULO:
Santa Dica.com

LINK Programa Rota Cultural :


PROJETO EM PDF AQUI



Algumas fotos do projeto:
Secretaria da Educação GO
SESC GO Junho 2013
Nerópolis GO
Rianapolis GO
Secult GO
Lembrança Escola Professor Jorge
 Lembrança Escola Jales Machado de Siqueira GO
Goiânia em Cena 2013 "projeto Goiânia mais 80" 
ENEARTE Vitória ES

FESTU PIRI , apresentação e premiação de melhor atriz coadjuvante para Jéssika Hannder e Ludmyla Marques.










Nenhum comentário:

Postar um comentário